Programação Setembro Roxo

#setembroroxo: O Supera Criciúma preparou uma programação especial em alusão ao Setembro Roxo – mês de conscientização para a doença de Alzheimer –, As Lives tem o objetivo é conscientizar acerca dos cuidados com a saúde do cérebro. Especialistas convidados estarão dando dicas sobre os mais variados temas relacionados a saúde do cérebro e a saúde mental.

Nesta terça, 28/09,às 19h30, teremos mais uma live incrível no @criciumasupera.
Dessa vez, Daniela Teixeira, Neuropsicopedagoga e coordenadora do Supera Criciúma recebe Dra. Tamiris Dal-Bó Martinello, médica graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, com residência médica em neurologia clínica pelo Hospital Santa Isabel em Blumenau/SC e em neurofisiologia clínica pelo Hospital Antônio Pedro de Niterói/RJ. É pós-graduanda em cuidados paliativos e membro da Academia Brasileira de Neurologia, estarão debatendo sobre ” O MAL DE ALZHEIMER, e o que acontece no cérebro do paciente.

Participe,tire suas dúvidas.

Confira as Lives realizadas durante o mês de Setembro, que saber mais sobre o Método Supera? Entre em contato, Whatsapp (48)98822 0988 ou pelo E-mail
criciuma@metodosupera.com.br

Quer saber como você pode viver mais e melhor com a prática de exercícios físicos?
Confira a Live desta terça feira (14.09) no instagram @criciumasupera.

Para falar sobre o tema, Daniela Teixeira, neuropsicopedagoga e coordenadora do Supera Criciúma Daniela Teixeira, convidou Samuel Pinto Mangili é atuante na área Fitness a mais de 15 anos, CEO da Inove Espaço do Exercício (Academia Inove) que tem especializações em Treinamento Esportivo, Fisiologia do Exercício e MBA em Gestão de Academias.

Então não perca esta oportunidade de aumentar seu conhecimento sobre o tema.

A doença de Alzheimer costuma evoluir de forma lenta.

A partir do diagnóstico, o quadro clínico costuma ser dividido em estágios.

Na forma inicial, aparecem as alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais.

Na forma moderada, surgem as dificuldades para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos entre outras.

 Para tirar suas dúvidas e saber mais sobre este tema, Daniela Teixeira, Neuropsicopedagoga especialista em Ginástica para o Cérebro, convidou o Dr. Teruo Watanabe, Clínico geral, acupunturista, palestrante há 20 anos na área de Saúde e autor de diversos livros , entre eles, Eu me Comprometo a cuidar da minha saúde. Agende, live dia 16/09, 19h30, no Instagram do Supera Criciúma.

Currículo Dr.Taruo Watanabe

DN – 23/03/1957
Urai – Paraná
Medicina – Universidade Federal do Paraná – 1979 – 1984
Acupuntura – 1993-1994
Center Ao – Universidade Federal de São Paulo
Médico em Criciúma desde 1985 – 2021 (36 anos)
Pós Graduação em nutriendocrinologia com o Dr. Lair Ribeiro – 2012-2014 – São Paulo
Autor dos livros :
1 – Como Parar de Engordar e Emagrecer.
2 – Qualidade de Vida e Saúde.
3 – Amizade Tesouro da Humanidade
4 – Eu me Comprometo a cuidar da minha saúde.Palestrante há 20 anos na área de Saúde.
Atualmente realiza palestras na internet
YouTubedrteruowatanabe
Facebook.com\teruowatanabe.94
Instagram –
Doutorwatanabe

Quer saber mais sobre Fármacos voltados para a prevenção de doenças degenerativas? Então você têm que participar da live no dia 16/09, às 20h no Instagram @criciumasupera.
A especialista em ginástica cerebral Kátia Sorato estará entrevistando o Farmacêutico Matheus Marcos Rosso, proprietário da Beladerm Farmácia de Manipulação desde 2009, da MF Indústria de Florais e da RS Indústria de Suplementos. Matheus é pós-graduado em Análises clínicas, possui diversos cursos sobre comportamento e depressão.

No mês de conscientização e sensibilização da população sobre a doença de Alzheimer, falar sobre meios de adiar o aparecimento dos sintomas com atividades e fármacos que promovem a saúde da mente, é muito importante.

Vamos falar em “Altas Habilidades” “Superdotação” e Reserva Cognitiva nesta segunda 13/09 às 19h30 no Instagram @criciumasupera
Afinal é normal ouvirmos falar ” nossa esta criança é superdotada, ele é diferente, nossa que inteligente… ele tem potencial… E agora, o que fazer? como identificar? Por este e outros motivos é que a Doutora Paula Sakaguti da Faculdade Censupeg e a Especialista em ginástica cerebral, Kátia Sorato estarão levando informações sobre como identificar, como lidar, quais as estratégias, o que é preciso fazer para pontencializar ou mesmo manter estas reservas cognitivas.
Então, anote na sua agenda segunda, 19h30 você tem um encontro com a gente.

Assista clicando aqui:

Você sabia que a Epilepsia é uma doença causada por uma alteração dos sinais elétricos cerebrais? É importante diferenciar convulsão de epilepsia – uma vez que a epilepsia é uma doença caracterizada pela repetição de episódios convulsivos.    A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção, meningite, por exemplo …
A Epilepsia pode causar danos ao cérebro?

Estas e outras perguntas serão respondidas pelo Dr. Filipe Meneguelli Bonone, professor na Faculdade Censupeg, ( pioneira em neuropsicopedagogia). 

Convidado pela especialista em ginástica cerebral, Kátia Sorato,  para abrilhantar ainda mais a programação especial de setembro do Supera.
O Dr Filipe é doutor em Ciências Médicas e Biológicas, formado pela Universidade Federal de São Paulo, gestor de Expansão da Graduação EAD do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação.  

Aprendizagem e funções executivas = Reserva Cognitiva.

Com Daniela Teixeira, convidada Angelita Fülle

Programação Supera Setembro Roxo !Hoje : 21/09 às 19h30 no @criciumasuperaAprendizagem e funções executivas = Reserva Cognitiva.A cognição está diretamente ligada a aprendizagem e ao conhecimento.É a maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e lembra, por isto, é considerado um aspecto fundamental para a aprendizagem em todas as fases da vida.Para exemplificarmos, podemos citar que, as habilidades mais requisitada atualmente pelas empresas é a capacidade de aprender.Esta capacidade é chamada de Reservas cognitivas, e são construídas ao longo da vida. Quanto mais reservas cognitivas desenvolvemos, menores as chances de doenças neurodegenerativas na melhor idade.Entenda na Live desta terça feira (21/09), porque o acompanhamento e a dedicação dos pais ainda na primeira infância são de extrema importância Para falar mais sobre este tema, Daniela Teixeira convidou Angélica Fülle, que atua na Coordenação do Núcleo de Neuropsicopedagogia da Faculdade Censupeg (pioneira em neuropsicopedagogia). Angélica é responsável pelos cursos de Pós-Graduação da instituição e coordena a Graduação de Educação Especial e o programa de Apoio Neuropsicopedagógico-NANPp.(Saiba mais) http://criciumasupera.com.br/programacao-setembro-roxo/

Live do dia 23.09.2021- Horário 19h30 no Instagram @criciumasupera

Na Live desta quinta-feira, 23/09 no Instagram @criciumasupera, a Neuropsicopedagoga e Coordenadora pedagógica do Supera Criciúma, Daniela Teixeira, vai detalhar cada uma das ferramentas usadas nos treinos de ginástica cerebral, entre as quais, o milenar ábaco japonês Soroban, as apostilas “Abrindo Horizontes”, cujo conteúdo é rico em desafios e passatempos que convidam o cérebro a pensar, expandindo seus limites e potencializando suas capacidades. Esperamos por você! O Método Supera tem uma grande variedade de ferramentas pedagógicas para atender alunos de todas idades com aulas divertidas e contagiantes. Conheça + o Supera, você vai entender porque o Supera transforma vidas.DESPERTE SEU CÉREBROSEJA SUPERA!Agende uma aula exclusiva gratuita!https://mla.bs/4e62c1e0(48) 98822-0988 ou 3413-9787

Live do dia 24.09.2021- Horário 19h30 no Instagram @criciumasupera

Participe da Live desta Sexta (24/9) às 19h30 no@criciumasupera e entenda ” O que a Neurociência diz sobre a Música como Estímulo Cognitivo”
A música está presente
em vários momentos da nossa vida, é capaz de mudar a maneira como lidamos com diversas situações.
Porém, mais do que entretenimento, distração e relaxamento, a música potencializa capacidades cognitivas responsáveis pelo conhecimento, interpretação e concentração do ser humano.
Estudos apontam que incentivar o aprendizado musical na infância, por exemplo, pode favorecer o desenvolvimento neurológico, já que a música estimula novos caminhos e conexões com o cérebro.
Para aprofundar mais o assunto, Kátia Sorato (Especialista em Ginástica Cerebral) e Michel Vicentine (Mestre em Educação, Neuropsicopedagogo e Educador) especialmente convidado pela Faculdade CENSUPEG, (pioneira em Neuropsicopedagogia), estarão levando a você muito conhecimento. Agende ai; LIVE de 24/09 às 19h30 no @criciumasupera….

Currículo: Michel Vicentino

Mestre em Educação pela Universidade de Jaén – Espanha, Neuropsicopedagogo Clínico, Pedagogo e Educador Musical pela UFSCar – SP. Possui formação em Piano Erudito e Popular, Regência Sinfônica e Coral pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos em Tatuí – SP. Autor de três livros na área da Educação Musical, Filosofia e Educação, tendo como destaque a obra “A Música e o Processo Educativo – Atos, cenas e recortes pedagógicos”, adotado por inúmeras universidades públicas e privadas brasileiras. Compositor de trilha sonora original para diversos filmes nacionais, com destaque internacional na obra do filme “Doutor Hipóteses” do diretor Vicentini Gomez, sendo premiado no FICOCC – Five Continents International Film na Venezuela em 2021, como melhor filme, ator protagonista e duas indicações para Trilha Sonora Original e Composição Original. Atua como Supervisor Educacional e Artístico do Projeto Guri, ligado a Organização Social – Sustenidos. Fundador de diversos coros e grupos vocais do estado de São Paulo. Professor Universitário dos Cursos de Neurociência Aplicada a Educação, Educação Musical e Prática Musical Contemporânea. Morador da cidade de São Roque, onde possui um espaço de aprendizagem e pesquisa da educação musical denominado Sentir Pensar.
http://lattes.cnpq.br/3710925107054514

Live do dia 27.09.2021- Horário 19h30 no Instagram @criciumasupera

Na próxima segunda-feira (27/9), a live vai falar sobre Drogas lícitas e ilícitas.
Você sabia que o Brasil está entre os dez países que mais consomem fármacos no mundo? Temos uma farmácia para cada 3.300 habitantes. Este número é altíssimo se compararmos com outros países.

Neste debate, Kátia Sorato, Especialista em Ginástica Cerebral, juntamente com a Dra. Daniele Morgenstern Aimi, Graduada em Física Médica com Mestrado em Nanociências, vão levar informações e dados sobre o uso destas drogas que, mesmo com comercialização aprovada, não garantem a segurança quanto a eficácia.

Quando falamos de prevenção a doenças neurodegenerativas precisamos nos atentar para todos os possíveis gatilhos de desenvolvimento e, este é um dos destaques na live.

===============================================================

Ginástica Cerebral e Dieta Mind

Já ouviu falar sobre Dieta Mind

Sabe como esta dieta associada à ginástica cerebral pode colaborar para a prevenção de doenças neurológicas. É justamente sobre estes benefícios que Kátia Sorato, especialista em ginástica cerebral, conversou com a nutricionista e professora da Unesc Dra. Maria Cristina.

Seu extenso currículo, inclui além da graduação em nutrição, mestrado em Ciências da Saúde, pós graduação em nutrição clínica, obesidade e emagrecimento, Nutricção clínica funcional, Fitoterapia funcional, gastronomia e cozinha autoral, além da pós graduação em andamento de alergias alimentares. Dra. Cristina atua também como personal diet e realiza cursos de culinária saudável, sem glúten, lactos e low carb.

Confira agora esta live incrível

20 Neuróbicas para exercitar o cérebro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *