Como desenvolver a capacidade analítica desde cedo? Saiba como ajudar seu filho

Ao longo de toda a infância, as crianças reúnem diversos aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Eles são essenciais para o desenvolvimento do ser humano. Dessa maneira, incentivar a capacidade analítica é uma forma de proporcionar esse futuro.

Essa habilidade pode ser tanto incentivada na escola e cursos quanto em casa, por meio da contribuição dos responsáveis. Assim, a criança terá uma visão mais crítica do mundo ao seu redor.

Neste post, vamos falar o que é capacidade analítica e como desenvolvê-la ainda na infância. Então, continue a leitura para saber tudo!

O que é capacidade analítica?

A capacidade analítica é a habilidade de lidar com muitos tipos de informação dentro de um contexto, analisar e tomar as próprias decisões. Ela é extremamente importante no período escolar e, especialmente, para o futuro profissional.

Essa competência tem correlação com o pensamento crítico, pois a pessoa faz a síntese de todas as informações de maneira lógica.

Sendo assim, a criança tem mais facilidade para organizar os pensamentos e tomar ações de forma autônoma. Com isso, se torna mais independente e tem mais facilidade para os momentos de estudo.

Como desenvolver a capacidade analítica na infância?

Da mesma forma que adquirimos qualquer habilidade, é possível trabalhar no desenvolvimento da capacidade analítica, principalmente na infância.

Com a colaboração dos pais e responsáveis, junto a um bom trabalho na escola, é possível estimular a capacidade analítica. Veja, a seguir, algumas formas para fazer isso!

Incentive a curiosidade

Quanto mais perguntas a criança fizer, maior será o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas. Além disso, ajuda na retenção dos conhecimentos ao seu entorno.

A curiosidade é essencial para nos tornar pessoas mais espertas. Afinal, ela aumenta o envolvimento das funções cognitivas.

Apresente e invista em jogos de lógica

Os jogos de lógica compreendem um universo em que as pessoas são obrigadas a analisar o acontecimento. É preciso também ter raciocínio lógico e matemático para compreender qual o próximo passo e tomar ações a partir disso.

Há diversos jogos, com propostas diferentes, para entreter a criança e desenvolver sua capacidade analítica. Alguns são: xadrez, quebra-cabeça, sudoku, palavras cruzadas, entre outros.

É possível estimular também com jogos individuais. Porém, esse momento de diversão e estímulo pode ser encaixado na rotina familiar. Assim, todos os integrantes participam, demonstrando o interesse no desenvolvimento em um momento de lazer e conexão.

Ensine algo novo todos os dias

Ao aprendermos coisas novas, nós estimulamos o nosso cérebro a pensar, compreender e guardar para os momentos em que o aprendizado será necessário.

Sendo assim, ensine algo novo no dia a dia da criança. Dessa forma, ela terá mais conhecimento e formação da sua capacidade analítica.

Estimule as atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são meios alternativos para que a criança passe por novas experiências e utilize o raciocínio lógico.

É importante que elas estejam ligadas ao treinamento do cérebro, sendo fundamentais para que a criança consiga criar estratégias para executar as atividades.

Portanto, para adquirir capacidade analítica, é necessário buscar estimular ainda na infância. Assim, a criança conseguirá desenvolver essa habilidade de forma sustentável, que será triunfal para seu futuro.

O SUPERA é a primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina. Por isso, estamos preparados para ajudar no desenvolvimento da criança, por meio de uma metodologia exclusiva.