Dia Mundial do Cérebro: confira a programação!

No dia 22 de Julho, de acordo com a World Federation of Neurology,  é celebrado o Dia Mundial do Cérebro, um dos órgãos mais importantes na nossa vida. Além dos cuidados com o nosso corpo, nossa mente precisa se manter saudável e exercitada.

Com a pandemia do novo coronavírus existem muitos relatos de pessoas que contraíram a doença e se depararam com problemas neurológicos e disfunções cognitivas após o período de contágio. Problemas como perda de memória recente, dores de cabeça, dificuldade de atenção, perda de olfato, tonturas, dores musculares, ansiedade e depressão, foram alguns dos sintomas relatados.

De acordo com a Agência de notícias Brasileira, Agência Brasil, as histórias contadas por pacientes que se recuperaram da Covid-19 são preocupantes. “Dormi em pé tomando banho”, “meu marido sofreu traumatismo craniano enquanto andava de bicicleta e dormiu”, “ lembro-me de fazer o pedido da comida e de pagar por ele, mas não me lembro de ter comido”.

“O vírus é capaz de afetar o nervo olfatório, o responsável por transmitir os cheiros que sentimos para o cérebro. Essa estrutura tem conexão direta com o sistema nervoso central. É por isso que hoje se nota uma associação entre a doença e encefalites, meningites e acidente vascular cerebral”, explica o neurocirurgião Feres Chaddad, da BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

Todos esses sintomas citados acima podem ser tratados, mas ainda não existe um medicamento específico. As estratégias usadas são as mesmas de disfunções cognitivas em geral, como terapia ocupacional, exercícios de memória, atividades lúdicas e é preciso uma avaliação do grau de comprometimento neurocognitivo do paciente. 

Para auxiliar no processo de recuperação de pessoas que sofrem com os problemas causados pela doença, a unidade do Método SUPERA de Criciúma está realizando uma vasta programação de atividades que envolvem jogos, resolução de desafios, palestras, entre outros. 

“Estamos acompanhando muito de perto a fala dos principais especialistas do Brasil neste momento e já recebendo em nossas escolas alunos que procuram o SUPERA no pós COVID. Sabemos que a doença pode ter ainda outros desdobramentos para a sociedade, a médio e longo prazo, mas o nosso dever neste momento é nos aproximar de pessoas que são referência científica no assunto para orientar nossos alunos da melhor maneira possível”, explica Bárbara Perpétuo, vice-presidente do Método SUPERA.

O SUPERA desafia seus alunos com exercícios que auxiliam na cognição do cérebro, garantindo mais performance, seja na escola ou no ambiente profissional.  

Imagem ilustrativa, 2014.

Para manter nosso corpo de maneira saudável, precisamos ter uma boa saúde mental. Uma boa alimentação, ginástica cerebral e atividades cognitivas são alguns dos recursos principais que garantem a boa qualidade do nosso cérebro.

Em Santa Catarina, a Unidade do Método Supera Criciúma comemora a data com ações de conscientização da população para a prática diária de exercícios que ativem as diversas área do cérebro e que podem ser realizadas por qualquer pessoa em sua própria casa, as chamadas neuróbicas.

Além das dicas, a unidade de Criciúma está programando diversos eventos e ações para potencializar o cérebro dos criciumenses e comemorar um ano de atividades no município.

Confira a programação!

O evento conta com uma programação intensa que traz conteúdo exclusivo por meio de palestras com especialistas e entretenimento, com show de stand up, sorteio de jogos e um momento de prática de ginástica para o cérebro para pessoas de todas as idades.

Programação

Já na abertura do evento, o público poderá contar com as nutricionistas Jennifer Ferreira e Camila Braga que vão oferecer ao vivo uma experiência culinária voltada ao Brain Food, ou seja, alimentos que fazem bem ao cérebro.

Dando continuidade ao compartilhamento de conteúdo de qualidade, uma neurocientista assume a transmissão com uma fala sobre como podemos cuidar da nossa saúde mental tendo em vista os desafios do cenário atual.

Oferecendo fluidez à programação, o SUPERA irá sortear diversos jogos, entre cartas, tabuleiro e outros, voltados para todas as idades, para os participantes que se inscreverem na página do evento.

Além disso, a programação conta ainda com um momento de exercícios para o cérebro 100% gratuito com a condução de um educador SUPERA, palestra e prática de mindfulness e ainda um show de stand up, porque, afinal, rir também faz bem ao cérebro.

“Construímos uma programação bastante completa para pessoas de todas as idades. Temos certeza de que público vai se surpreender!”, explicou Matheus Aragon, gerente de Marketing do SUPERA no Brasil.

Confira a programação completa:

🧠 15h | O show vai começar!
🧠 15h30 | BRAIN FOOD: A importância de uma boa alimentação para a saúde do cérebro, com as nutricionistas Jennifer Ferreira e Camila Braga;
🧠 16h45 | SAÚDE MENTAL: O que Einstein diria sobre a saúde do cérebro hoje?, com a neurocientista Lívia Ciacci;
🧠 18h | SORTEIO DE JOGOS!
🧠 18h45 | Momento SUPERA, com o educador SUPERA Rodolfo Martins;
🧠 20h | STAND-UP: SUPERAndo o mau humor, com o humorista João Raphael;
🧠 20h40 | MEDITAÇÃO:
 a importância de desacelerar e estar com você, com o terapeuta Sérgio Kyioshi.
🧠 22:00 | Encerramento.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook  |Linkedin  | Twitter  | YouTube

Quer receber Dicas e Desafios pelo Whatsapp é gratuito. Acesse https://bit.ly/36Ii61R

DESPERTE SEU CÉREBRO, SEJA SUPERA! 

O SUPERA é mais concentração, raciocínio, memória, criatividade, autoestima e uma mente saudável.