Com uma rotina focada em produzir cada vez mais, é comum que o cansaço apareça com maior frequência e rapidez. Os diversos estímulos aos quais somos expostos ao longo do dia demandam muita energia e às vezes apenas uma noite de sono não é suficiente para acabar com a sensação de indisposição recorrente.
Em momentos como esse, o autoconhecimento é a chave para compreender a fonte de nossa exaustão e, com isso, encontrar o equilíbrio para desempenhar as funções do dia a dia de forma satisfatória. No conteúdo de hoje vamos falar sobre quais são os 6 tipos de descanso e, ao final, esperamos que você esteja apto para reconhecer qual deles está precisando.
Desejamos uma boa leitura!
Por que é importante descansar?
Nosso corpo precisa de cuidados o tempo todo. Isso acontece por meio de uma alimentação saudável, aliada a prática de exercícios físicos, uma rotina equilibrada e também de momentos de descanso.
Sabemos que as situações do dia a dia nem sempre permitem que se tire um cochilo, por exemplo, mas existem outras formas de relaxamento que podemos incluir em nossa rotina para garantir equilíbrio e disposição em meio a um dia cheio, conforme veremos ao longo dessa matéria. Mas afinal, quais são os benefícios proporcionados pelo descanso?
Confira a seguir
- Relaxamento físico e mental;
- Mais disposição e bom humor;
- Maior capacidade de raciocínio;
- Mais atenção e discernimento às situações que demandam atenção.
Agora que você já entende por que é importante descansar e quais são os benefícios dessa prática, vamos conhecer quais são os 6 tipos de descanso.
Dicas para seu descanso
Descanso físico
Esse é um descanso necessário para todas as pessoas que apresentam indisposição física.
O descanso físico pode acontecer de forma ativa, quando dormimos ou cochilamos, ou de forma passiva, quando praticamos atividades que proporcionam um alto grau de relaxamento físico, como meditação, yoga, pilates, massoterapia etc.
Sabemos que a alta demanda por produtividade ao longo do dia não permite que se tire um cochilo entre uma função e outra, justamente por isso o descanso físico passivo pode ser uma forma de proporcionar bem-estar ao seu corpo ao longo de uma rotina corrida.
Descanso mental
Provavelmente você já se queixou ou já ouviu alguém relatar uma sensação de cansaço mesmo depois de uma longa noite de sono. O excesso de informações, acúmulo de tarefas, uso exagerado de redes sociais provocam, entre outras coisas, a desregularização do sistema nervoso e, consequentemente, aumento da concentração no sangue do hormônio relacionado ao estresse.
Infelizmente apenas uma noite de sono não irá resolver esse problema, e a sensação de cansaço surgirá ao longo do dia.
É importante que se encontre um tempo ao longo do dia para dar uma pequena pausa. Encontrar os amigos e frequentar ambientes abertos são também formas para conseguir um bom descanso mental.
Descanso sensorial
O descanso sensorial é necessário para todos aqueles que trabalham frente às telas ou que fazem uso durante boa parte do dia. Isso porque a luz azul, oriunda das telas de dispositivos móveis, pode aumentar os risco de uma degeneração macular, ocasionando a gradual perda da retina.
Além disso, ela também é responsável por inibir a produção de melatonina, o hormônio do sono, razão pela qual é fortemente recomendado o uso moderado desses dispositivos, sobretudo durante a noite, período em que nossos olhos ficam mais sensíveis à exposição da luz azul.
Descanso criativo
Há dias em que nos sentimos sem qualquer criatividade, seja em casa, mas principalmente no trabalho, ambiente no qual muitas situações não permitem que se espere a criatividade aparecer naturalmente. Situações como essas podem ocasionar em pressão e ocasionais crises de ansiedade, afastando cada vez mais nossa capacidade de sermos criativos.
Para romper com esse ciclo vicioso o ideal é buscar inspirações em pequenas coisas, como pequenas mudanças em ambiente doméstico ou profissional. Já existem também plataformas virtuais que podem instigar ainda mais a nossa criatividade, fazendo com que nosso senso criativo apareça de forma natural e não desgastante.
Descanso emocional
Estamos expostos emocionalmente ao longo de todo o dia, seja no trabalho, na escola ou em casa. Seja qual for a forma com a qual estabelecemos contato e nos relacionamos com os demais, ela também pode nos comprometer e acarretar em um desgaste emocional.
É importante que tenhamos autoconhecimento e estejamos atentos para os sinais de cansaço emocional, sempre observando as situações que dão início a esse sentimento e as pessoas que nos demandam mais energia do que aquela que podemos oferecer de maneira saudável.
Descanso espiritual
O descanso espiritual é importante para aqueles momentos em que nos sentimos desconectados de nós mesmos e perdidos quanto aos nossos propósitos. A contemplação da natureza, as práticas meditativas e diferentes formas de imersão em nossa mente são as melhores formas de restabelecer a conexão.
Vale lembrar que, em muitos casos, ocorre uma mistura de desgaste de muitas ordens, indisposição física, mental, espiritual etc, ou seja, podem não ocorrer isoladamente. Justamente por isso, esperamos que esse conteúdo sobre os 6 tipos de descanso que você precisa tenha sido informativo e lhe ajude em sua busca por saúde em todos os sentidos.
Aproveite e Agende uma Aula Experimental grátis.
Invista em sua Saúde Mental! Seja Supera
Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook |Linkedin | Twitter | YouTube
O SUPERA é mais concentração, raciocínio, memória, criatividade, autoestima e uma mente saudável.