Como ter motivação na volta ao trabalho é a pergunta de milhões de trabalhadores que foram obrigados a retornar ao sistema convencional de trabalho depois de dois anos de pandemia e trabalhos remotos.
A volta ao trabalho presencial tem exigido paciência e resiliência de quem atuou remotamente nos últimos meses.
Se a atividade remota não é uma opção para a maioria dos trabalhadores, para quem voltou ao ambiente corporativo é necessário recuperar a motivação e a capacidade de produção, mesmo em um ambiente com mais ruídos e solicitações.
Quando voltar não é uma opção
Produzindo mais, melhor e em casa, muita gente torceu o nariz para a volta ao trabalho presencial.
A insatisfação com o trabalho tradicional em escritórios foi inclusive traduzida em números, um total de 603.136 desligamentos voluntários em março de 2022 feitos a pedido do trabalhador – o equivalente a 33,2% do total, mesmo em meio a um desemprego que atinge 12 milhões de brasileiros.
O levantamento feito pela LCA Consultores leva em conta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza as vagas com carteira assinada no país. Este foi o maior número de demissões a pedido em um único mês desde janeiro de 2020, início da série histórica do Caged com a metodologia atual de contagem de vagas.
De volta ao escritório e motivado
Para quem voltou – mesmo a contra gosto, resta a honestidade: nem sempre é fácil estar motivado principalmente se você não se sente a vontade com o que faz ou onde está profissionalmente.
A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro explica que, mais do que buscar a motivação a qualquer custo precisamos entender de onde ela vem e como você pode usar isso a seu favor.
“Antes da motivação precisamos entender que ela não se sustenta sem disciplina. É a disciplina que sustenta um comportamento na ausência da motivação. Quando entendemos isso, mesmo em ambientes difíceis, reforçamos o caminho do auto conhecimento o que nos ajudará a chegar mais longe”, assegurou.
Como ter mais motivação na volta ao trabalho?
A disciplina não vem de uma área do cérebro ou de uma função isolada, mas é construída pela metacognição – que é a capacidade do ser humano de monitorar e autorregular os processos cognitivos
“Não adianta eu usar a atenção, o raciocínio e a flexibilidade mental sem ter plena consciência desses processos durante o planejamento de um objetivo”, detalhou.
A metacognição está em ação quando, por exemplo, eu preparo a mesa para estudar e escolho cronometrar 20 minutos para ficar em total concentração e deixo o smartphone bem longe nesse período. Faço isso porque sei que se o aparelho estiver próximo terei grandes chances de distrair.
Quando regulo meu comportamento usando estratégias para privilegiar a busca de um objetivo, estou usando a metacognição e desenvolvendo a disciplina.
“A grande vantagem de desenvolver esse controle é, que quanto mais melhoramos, mais resultados vamos conseguindo a partir das mudanças de hábitos e isso vai contribuir para o cérebro reforçar esse comportamento e assumir uma visão mais positiva e otimista da vida”, lembrou.
O contrário disso é o que acontece com muitas pessoas ao começar um plano para atingir um objetivo sem ter a consciência de quanto e quais esforços elas terão que assumir. Então começam a se autossabotar com comportamentos contrários à direção do objetivo.
De volta ao trabalho com mais motivação e uma força extra
Para quem precisa de uma força extra para retomar a motivação no trabalho a prática de ginástica para o cérebro oferece benefícios valiosos como controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, oferecendo ganhos substanciais nas chamadas soft skills – habilidades subjetivas que envolvem comportamento, como colaboração, inteligência emocional, trabalho em equipe, empatia, comunicação eficaz e liderança de equipe “Quando fortalecemos essas características reforçamos a disciplina e impactamos diretamente a motivação”, assegurou a especialista.
A neurocientista do SUPERA dá ainda algumas dicas para aumentar a disciplina, superar esse momento e retomar as metas profissionais com força total ainda em 2022, confira:
- Faça um planejamento realista da rotina é um passo importante.
- Organize seus dias levando em consideração todas as atividades – inclusive o novo hábito, o tempo real que elas consomem e como a rotina diária varia ao longo da semana.
- Fragmente os resultados desejados em metas menores e sequenciais, e priorize atingi-las.
- Crie gatilhos ambientais para auxiliar na constância também ajuda. Por exemplo, se você quer estudar inglês e mora com outras pessoas, já avise a todos qual dia e horário você estará focado.
- Se quer se exercitar após o trabalho, já separe a roupa e a playlist para o dia e deixe a vista.
- Publicado em 04.06.2022-Fonte Método Supera Edição Carlos Troian-Assessoria Supera Criciúma.