Garantir independência e autonomia do idoso dá à população após 60, senso de propósito e tem forte impacto em sua saúde física e mental.
Embora os efeitos naturais do envelhecimento às vezes possam tornar uma vida independente mais difícil, é possível estimular condutas para uma existência ativa, com qualidade de vida e poder de decisão.
Para ajudar, criamos este conteúdo a fim de mostrar como manter uma vida livre e repleta de felicidade nessa fase da vida. Fique conosco e confira!
Como o estímulo mental contribui para manter a independência e a autonomia após 60?
saúde do cérebro pode ser afetada por mudanças relacionadas à idade, lesões como acidente vascular cerebral (AVC), doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer, e até transtornos como depressão e síndrome do pânico, que podem acontecer independentemente da faixa etária.
Porém, quando pensamos na independência e na autonomia do idoso, embora alguns fatores que afetam a saúde do cérebro não possam ser alterados, existem muitas mudanças no estilo de vida que fazem a diferença.
Nesse sentido, o estímulo mental é uma importante ferramenta para garantir uma ginástica para o cérebro, a fim de que o órgão mantenha plenas as capacidades cognitivas, funções motoras, sensoriais e emocionais.
Em outras palavras, o estímulo mental mantém o cérebro ativo, diminuindo a probabilidade de que os idosos desenvolvam distúrbios mentais e deficiências físicas. Para idosos que lidam com depressão ou ansiedade, tarefas de estimulação mental podem ajudá-los a se sentirem mais felizes e autônomos a cada dia.
A estimulação mental também ajuda a manter as conexões cerebrais, prevenindo ou retardando o aparecimento de sintomas do Mal de Alzheimer e outras formas de demência.
Como o método SUPERA pode ajudar?
Não poderíamos falar sobre estimulação cerebral para a independência e autonomia do idoso sem destacar o Método SUPERA Ginástica para o Cérebro ― pioneiro na América Latina.
Indicado para todas as idades, tem contribuído para crianças, jovens e adultos melhorem seu desempenho cognitivo e socioemocional, com destaque para benefícios como:
- Desenvolvimento da criatividade;
- Aumento da concentração;
- Desenvolvimento do raciocínio lógico e memória;
- Melhoria na segurança e autoestima;
- Aumento da perseverança e disciplina;
- Aperfeiçoamento da coordenação motora.
Para alcançar esses resultados, neurocientistas e pedagogos criaram o método SUPERA a partir do princípio da neuroplasticidade, que trata a capacidade de o cérebro ampliar seus potenciais a partir de estímulos externos.
Então, chegou-se a um programa totalmente interativo, baseado em 6 ferramentas:
- Ábaco, instrumento oriental para execução de cálculos;
- Apostilas temáticas com atividades para desenvolver habilidades como criatividade e raciocínio;
- Jogos de tabuleiro para pessoas de todas as idades;
- Jogos online, para divertir e enriquecer a dinâmica do cérebro;
- Dinâmicas em grupo focadas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
- Atividades neuróbicas para manter o cérebro estimulado e em constante atividade.
Após experimentar as atividades do Método SUPERA, são muitos os depoimentos de nossos alunos idosos ressaltando que o curso está ajudando a rejuvenescer, O envelhecimento, a saúde e a sua qualidade de vida, superar problemas de ansiedade e depressão, melhorar a autoestima e ter uma vida mais feliz e produtiva.
Neste artigo, você viu como independência e autonomia do idoso são essenciais para aproveitar esta incrível fase da vida. Ser uma pessoa independente significa ter domínio sobre suas ações, metas e desejos.
Publicado em 21.02.2023- Fonte Método Supera– Edição Estratégia Criativa Mkt